sexta-feira, 22 de maio de 2009

CNJ pressiona Secretaria de Saúde a socorrer presos em VV

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou nesta sexta-feira (22/05), em caráter de emergência, que a Secretaria de Saúde do Espírito Santo providencie atendimento médico a presos da Cadeia de Vila Velha (ES) que sofre graves problemas de superlotação.

Um ofício foi encaminhado ao órgão pelo juiz auxiliar da presidência do CNJ, Erivaldo Ribeiro, após inspeção feita na cadeia onde encontrou 256 pessoas em uma única cela de capacidade para 36 presos e com apenas um banheiro.

De acordo com o juiz, há suspeitas de que os detentos estejam sob risco de contrair tuberculose, já que nos últimos dois meses duas pessoas morreram por infecção generalizada dentro da cela.

Um deles, segundo Erivaldo Ribeiro, teria sido vítima de tuberculose.

Conforme o juiz do CNJ, os detentos estão submetidos a condições subumanas e correm sérios riscos de contrair doenças graves. “A situação se configura em uma verdadeira tragédia”, reforçou Erivaldo Ribeiro.

A inspeção do Conselho Nacional de Justiça nos presídios do Espírito Santo começou na última segunda-feira (18/05). O resultado dos trabalhos será reunido em um relatório, que apresentará os problemas e irregularidades encontrados.

C/ Informações do CNJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!