quarta-feira, 19 de maio de 2010

Riqueza do pré-sal é de ‘todos os municípios’, diz Dilma a prefeitos

A pré-candidata à Presidência da República, Dilma Rousseff, defendeu nesta quarta-feira (19) que os recursos dos royalties do pré-sal sejam distribuídos a todos os municípios. No entanto, a pré-candidata afirmou que é preciso buscar um “entendimento” para efetivar modificações nas regras relativas ao repasse dos recursos do petróleo. Dilma participou de uma sabatina organizada pela Confederação Nacional dos Municípios, por ocasião da 13ª Marcha dos Prefeitos.

“A riqueza do pré-sal é de todos os municípios brasileiros. Por isso, propusemos ao Congresso a modificação do sistema de concessão para a partilha”, afirmou. No início do mês, a Câmara dos Deputados aprovou a emenda do deputado Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) que prevê a redistribuição dos royalties de acordo com os critérios do Fundo de Participação dos Municípios (FMP). Se a modificação for ratificada pelo Senado, os estados produtores de petróleo- Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo- serão prejudicados.

Dilma também conclamou os prefeitos para brigar pelo estabelecimento de royalties pela extração de minério. “Acho que vocês também deveriam brigar pelos royalties da mineração”, afirmou.

Dilma discursou para uma plateia de mais de mil prefeitos em um hotel às margens do Lago Paranoá, em Brasília. A exemplo do pré-candidato do PSDB, José Serra, e da pré-candidata do PV, Marina Silva, ela foi recebida de pé e com aplausos ao entrar no auditório. A pré-candidata do PT teve dois minutos para fazer uma saudação aos prefeitos antes de começar a responder as questões elaboradas pela CNM, organizadora do evento.

A pré-candidata do PT foi a última a ser sabatinada na manhã desta quarta. Ela respondeu as mesmas questões apresentadas a Serra e Marina, que são apresentadas em uma gravação de áudio, para evitar diferenciação. A ordem foi definida por sorteio e o critério de escolha dos concorrentes foi definido pela CNM a partir da pesquisa do Instituto Datafolha, que apontou os três concorrentes mais bem colocados na disputa pelo Palácio do Planalto. (Com G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!