quinta-feira, 20 de maio de 2010

Operação desmonta esquema de empresas fantasmas no Espírito Santo

Brasília - A Receita Federal do Brasil, o Ministério Público Estadual e a Polícia Civil do Espírito Santo realizaram hoje (20) a Operação Clone, com o objetivo de desmantelar um esquema fraudulento de constituição de empresas fantasmas em Vitória e adjacências. A ação resultou na prisão de um técnico contábil responsável pela criação de empresas de fachada e no cumprimento de mandado de busca e apreensão em seu escritório, segundo nota divulgada pela Receita na internet.

A partir de denúncia pública, a Receita Federal iniciou investigações com o objetivo de verificar o uso de documentos falsos para cadastramento de empresas na própria Receita e na Junta Comercial do estado. A investigação confirmou a criação de empresas de fachada, com o intuito de sonegar impostos e, possivelmente, praticar lavagem de dinheiro.
Para isso, eram usados sócios “laranjas” ou “fantasmas” - pessoas sem capacidade econômica ou, até mesmo, inexistentes. Também se verificou que essas empresas apresentavam elevada movimentação financeira em suas contas bancárias. (Com Agência Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!