quinta-feira, 1 de abril de 2010

Vale fecha preços de minério com a maioria dos clientes

A Vale informou nesta quinta-feira ( 1) que fechou acordos provisórios ou definitivos com a maioria dos seus clientes para venda de minério de ferro, dentro do novo regime de preços baseado em referências de mercado com mudanças automáticas a cada trimestre.

A mineradora não divulgou o novo valor negociado para o minério de ferro, que no mercado à vista chinês girava nesta quinta-feira em torno dos 156 dólares a tonelada, mais que o dobro do que custava há um ano.

A empresa brasileira, maior produtora de minério de ferro do mundo, informou por meio de sua assessoria que não comentaria valores.

Segundo comunicado da companhia, 90 por cento dos volumes contratuais já estão sob o novo regime flexível de preços. "Os acordos realizados, definitivos ou provisórios, compreendem 97 por cento de sua base de clientes de minério de ferro em todo o mundo", informou a companhia em nota.

A empresa ressaltou que a mudança na precificação do minério reflete o que foi anunciado anteriormente pela companhia, de que estava buscando a "implementação de uma nova política comercial, envolvendo, entre outros pontos, uma abordagem mais flexível com respeito aos preços".

Vale e as outras duas principais produtoras de minério de ferro do mundo --BHP e Rio Tinto-- estão há meses em negociação com siderúrgicas para chegar a um novo preço para a matéria-prima do aço. Segundo fontes da indústria, o aumento acertado entre a Vale e a BHP com seus clientes seria de cerca de 90 por cento.

O novo sistema gerou anteriormente reação negativa de parte de siderúrgicas chinesas e europeias, contrárias às mudanças no sistema e à magnitude das elevações dos preços.

C/ portal Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!