quinta-feira, 1 de abril de 2010

Indefinição de Meirelles tem nome e sobrenome: Nelson Barbosa

A informação é do repórter Luciano Pires, do Correio Braziliense: a demora do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, em deixar o cargo para concorrer nas próximas eleições decorre da sua resistência em aceitar Nelson Barbosa (foto), secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, em seu lugar.

Nos últimos dois dias, a agora ex-ministra Dilma Rousseff operou nos bastidores para convencer o presidente Lula a nomear Barbosa para o comando do BC, o que Meirelles vê como uma ameaça à estabilidade do país, devido aos ruídos que criará nos mercados.

Meirelles havia acertado com Lula fazer do diretor de Normas do BC, Alexandre Tombini, o seu sucessor. Mas Dilma resolveu entrar no circuito e premiar o principal formulador de seu programa econômico. Barbosa, no entanto, é visto com ressalvas pelos investidores, por sua postura a favor de uma política monetária mais flexível, ou seja, juros mais baixos.

O presidente do BC ainda acredita que conseguirá demover Lula do que ele classifica como "loucura". Do contrário, preferirá sacrificar seus planos políticos e ficar no BC até o fim do atual mandato.

C/ Blog do Vicente (Correio Braziliense)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!