quinta-feira, 1 de abril de 2010

Grupo português compra jornal "O Dia', o 4º maior do Rio de Janeiro

Foi fechada ontem (31) à noite no Rio de Janeiro a compra do jornal carioca O Dia pelo grupo português Ongoing, que desembarcou no Brasil no ano passado quando lançou o diário Brasil Econômico. O Ongoing pagou 75 milhões de reais pelo jornal da família Carvalho.

O negócio será oficialmente anunciado hoje (1). Nos últimos anos, várias foram as tentativas de se vender O Dia. Negociaram com a família desde emissários de Anthony Garotinho até o bispo Edir Macedo.

O Dia foi fundado em 1951 pelo ex-governador paulista Adhemar de Barros, mas logo passou para Chagas Freitas, então deputado federal e que depois virou governador (duas vezes), primeiro da Guanabara e depois do Rio de Janeiro. Em 1983, Chagas, com a saúde debilitada e no ocaso político, vendeu O Dia ao empresário gaúcho Ary Carvalho.

O jornal que já foi líder de vendas no Rio de Janeiro, hoje é o quarto mais vendido no estado - embora seja o segundo em faturamento. Com o negócio, os portugueses tornam-se também donos do Meia Hora, tablóide de extrato ultrapopular, e do diário esportivo O Campeão.

O Ongoing enfrentará um desafio de bom tamanho para recuperar o jornal num mercado que é o quartel-general das Organizações Globo. A transação representa também a expansão do grupo Ongoing, que planeja também abrir um diário em Brasília.

(Por Lauro Jardim/ Veja on line)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!