terça-feira, 25 de maio de 2010

Pesquisador inglês critica falta de privacidade do reino animal

Aos animais filmados para  documentários de televisão sobre a vida selvagem é negado o direito à privacidade, afirma em relatório um dos principais acadêmicos do Reino Unido, Doutor Brett Mills, da Universidade de East Anglia, em Norwich, na Inglaterra do sudeste. O estudioso analisou as imagens dos bastidores da série da BBC "Grandes Eventos da Natureza " antes de divulgar o parecer.

A série seguiu animais como ursos polares, elefantes e baleias jubarte. Mills analisou a maneira como os animais foram filmados e concluiu que os animais, a exemplo do que ocorre com os seres humanos, têm direito fundamental à privacidade que os documentaristas ignoram ao filmar os seus momentos mais íntimos.

Ele disse que os produtores de shows consideram apenas os mecanismos da filmagem, utilizando os mais modernos equipamentos de captação inédita dos eventos naturais, e não levam em conta a ética numa radiodifusão sobre acasalamento animal, nascimento ou morte.

O Relatório Mills foi publicado na última edição da Continuum- jornal da mídia e estudos culturais- e  também critica a existência de um conceito segundo o qual, para fazer um documentário bem sucedido da vida selvagem, os cineastas devem, inevitavelmente, muitas vezes negar o direito à privacidade. (C/ outros)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!