quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Venda de caças: Sarkozy cita o Brasil sete vezes em abertura de discurso


Em  apenas meia hora, o presidente da França, Nicolas Sarkozy,  citou o Brasil sete vezes ao defender que o país integre as principais negociações econômicas internacionais e também passe a fazer parte do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Sarkozy abriu os debates do simpósio Novo Mundo, Novo Capitalismo, organizado pelo Ministério da Imigração, Integração, Identidade Nacional e do Desenvolvimento Solidário da França, realizado pela manhã Paris. Na platéia estavam o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e vários observadores brasileiros.

O presidente da França está empenhado em desovar os caças fabricados pela indústria francesa, que nenhum país se interessou em comprar, a não ser o Brasil (veja posts).  Por isso, tece loas ao Brasil e a Lula. Através deste blog, desde setembro de 2009, acompanhamos as negociações (veja posts). A França utiliza os aviões no Afeganistão e já registrou a queda de dois deles no ano passado.

Em relação à reforma do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), Sarkosy disse que neste ano a mudança deve ocorrer e que deve haver um assento permanente destinado ao Brasil. Atualmente o Brasil ocupa uma vaga temporária – até 2012 -, mas o esforço do governo brasileiro é para ser designado para um assento permanente.

O Conselho de Segurança reúne 15 países – dos quais cinco têm assento permanente. Os demais ocupam por dois anos vagas provisórias. O esforço das autoridades brasileiras é para que uma reforma amplie para 25 o número de vagas no órgão – uma para a América Latina, a África e Para ele, a presença brasileira em negociações é fundamental.

C/ Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!