terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Casagrande quer que Jobim esclareça compra de caças ao Senado

O senador Renato Casagrande quer que a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado cobre do ministro da Defesa, Nelson Jobim, informações sobre o processso de escolha da empresa que  fornecerá 36 aeronaves para a Força Aérea Brasileira (FAB).

Casagrande revela que antes tinha dúvidas sobre a decisão  de Lula pelos caças franceses e, agora, essas dúvidas aumentaram. Cabe ao Senado, segundo o parlamentar capixaba, obter informações sobre quem orientou a FAB e como o Governo vai se posicionar. Nesta terça-feira (5), o jornal Folha de S. Paulo disse ter tido acesso ao relatório da FAB que avalia os três participantes da concorrência e coloca em primeiro lugar o caça Gripen da sueca Saab; em segundo o Hornet da americana Boeing e por último o Rafale da francesa Dassault.

Lula, no ano passado,  em visita à França, declarou à imprensa a sua preferência pelo Dassault.

C/ a Agência Senado

O Blog: Na noite desta terça-feira (6), a FAB em nota oficial negou que tenha entregue relatório técnico sobre a compra de caças ao Ministério da Defesa conforme noticiou a Folha de S. Paulo. Mas o relatório, segundo afirma, está concluído.

Sobre os caças franceses vale lembrar (veja no blog): ainda não foram vendidos para qualquer país. A França faz uso desse aviões no Afeganistão. A se confirmar a preferência de Lula, o Brasil será o primeiro a comprar o encalhe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!