sábado, 8 de maio de 2010

Corpo da mãe de Chico Buarque é cremado após velório no Rio

Foi cremado no início da tarde deste sábado (8) o corpo de Maria Amélia Buarque de Hollanda, mãe do compositor Chico Buarque, que morreu na noite da última quarta-feira (5), no Rio. O velório no Memorial do Carmo, na Zona Portuária da cidade, foi marcado por momentos de comoção e homenagens.

Estiveram presentes, o presidente Lula, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, os cantores Milton Nascimento e Carlinhos Brown, que é casado com Helena Buarque, neta de Memélia, além da atriz Marieta Severo, ex-mulher de Chico.

Após a chegada de Lula e Chico, Frei Betto lei um texto em memória de Memélia: “O que fica é a alegria de tê-la conhecido. Um dia perguntei a ela qual o maior presente que Deus lhe deu e ela disse que era nunca ter enterrado um descendente".

As netas Bebel Gilberto e Silvia Buarque estavam entre as mais emocionadas. Chico, apesar de contido, também se emocionou. Após rezarem o Pai Nosso, os presentes puxaram uma salva de palmas e novos aplausos foram ouvidos na saída do corpo da capela para a cremação.

"Impossível não se comover com a partida de alguém que se gosta, especialmente no caso de Memélia por sua generosidade. Ela era matriarcal, soube ser mãe de muitos e sempre fez questão de me chamar de neto. Se existe um lugar especial, o lugar dela é o das grandes almas e espíritos. Ela é merecedora de cada gota de vida que Deus lhe deu", disse Carlinhos Brown.

"É difícil falar em uma hora dessas. Ela era companheira, algumas horas parecia mais nova do que a gente. Sempre muito alegre", resumiu Milton Nascimento.

Maria Amélia morreu aos 100 anos na noite de quarta (5) enquanto dormia. Mulher de Sérgio Buarque de Hollanda, intelectual de renome e um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT), Memélia deixa os filhos Miúcha, Sérgio, Álvaro, Chico, Maria do Carmo, Ana e Cristina.

O apelido veio por causa da neta Bebel Gilberto, filha dos cantores João Gilberto e Miúcha. Ao todo, ela deixa 13 netos, 7 filhos, 12 bisnetos, inclusive a caçula Leila, filha da neta Helena com Carlinhos Brown. ( Com G1)

O Blog: As fotos do post são da comemoração dos 100 anos de Maria Amélia, que recebeu em sua casa, entre os amigos, o arquiteto Niemeyer, também centenário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!