quinta-feira, 6 de maio de 2010

Aeroportos brasileiros implantam escaneamento corporal por segurança este mês

Passageiros que embarcarem em quatro grandes aeroportos brasileiros podem ser selecionados, a partir deste mês, para passar pelo novo e polêmico aparelho de escaneamento corporal conhecido como "body scanner". 

O equipamento, que funcionará nas áreas de embarque internacional de Guarulhos (SP), Galeão (Rio), Recife e Manaus, foi apresentado ontem pela Polícia Federal, com o objetivo de examinar indivíduos suspeitos e evitar que eles viajem com armas, explosivos ou drogas.

O uso do aparelho em aeroportos dos Estados Unidos e da Reino Unido levantou questionamentos sobre a invasão da intimidade dos passageiros, uma vez que a máquina permite que os agentes aeroportuários enxerguem "sob as roupas" dos investigados.

A PF esclareceu, no entanto, que a imagem - gerada a partir da radiação emitida pelo equipamento, como uma radiografia - só tem capacidade de mostrar ossos, órgãos, objetos estranhos e o contorno do corpo dos indivíduos.

Se um passageiro despertar  desconfiança durante os procedimentos de segurança tradicionais antes do embarque, será encaminhado a ambiente reservado e passará sob um portal - no mesmo formato dos detectores de metais - em procedimento que dura cerca de 7 segundos. As mulheres só poderão ser acompanhadas por policiais do sexo feminino.

Armas escondidas sob as roupas, explosivos, munições e até drogas introduzidas no corpo poderão ser identificados com o auxílio do aparelho. 

A instalação dos equipamentos é sinal de que o País tenta atender aos padrões internacionais de segurança diante da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, inclusive no combate ao terrorismo. Os quatro portais, avaliados em US$ 145 mil cada, foram doados pelo Departamento de Estado americano.  (Com O Estado de S. Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!