quarta-feira, 5 de maio de 2010

Ameaça de veto: Lula diz que não fará loucura com reajuste dos aposentados

O presidente Lula sinalizou nesta quarta-feira (5), durante cerimônia no Itamaraty, em Brasília, que vetará o reajuste de 7,7% concedido aos aposentados pela Câmara dos Deputados. O governo já havia concedido, no início do ano, reajuste de 6,14% e negociava um aumento de até 7%, mas a proposta da base aliada do governo foi derrotada na Câmara.

"Não vejo necessidade, neste momento que o Brasil está vivendo, de fazer loucura em qualquer área para que a gente atrapalhe um novo ciclo de desenvolvimento do País. O Brasil levou muitos anos para chegar onde chegou. É um momento virtuoso, excepcional, as contas estão acertadas, o crescimento está ocorrendo", disse o presidente.

Segundo Lula, "não se pode permitir que qualquer coisa, seja a Previdência, seja a política de juros, seja a inflação, venha a causar qualquer impossibilidade de o Brasil continuar neste momento excepcional que estamos vivendo. O povo brasileiro sabe o que nós passamos para chegar a este momento e não podemos jogar fora as conquistas".

O presidente disse que ainda não estudou o impacto do reajuste de 7,7%, mas que conversará com a equipe econômica a respeito. "Não estudei o impacto ainda, mas vou discutir com Guido Mantega (ministro da Fazenda), vamos ver. Tudo que queremos fazer é melhorar a vida do povo trabalhador deste País. Só é possível melhorar a vida se houver compatibilidade entre a necessidade do reajuste e a receita que nós temos.", afirmou Lula.

Questionado sobre as declarações do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que devido ao ano eleitoral, dificilmente o Senado estaria disposto a modificar o reajuste aprovado pelo Câmara, Lula foi irônico. "Todo mundo tem apreço pelos aposentados e em ano eleitoral este apreço aumenta de forma extraordinária", disse. (Com JB on line)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!