terça-feira, 4 de maio de 2010

Câmara aprova também o fim do fator previdenciário

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, por 323 votos a 80 e 2 abstenções, a emenda do líder do PPS, deputado Fernando Coruja (SC), à Medida Provisória 475/09 que acaba com o fator previdenciário.

O fator previdenciário atinge apenas as aposentadorias do regime do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), ao qual são vinculados trabalhadores do setor privado e servidores públicos regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Hoje, a aposentadoria por tempo de contribuição pode ser requerida após 35 anos de contribuição para homens, ou 30 para mulheres. O valor da aposentadoria resulta do cálculo das médias dos maiores salários de contribuição a partir de julho de 1994 – entram no cálculo apenas os 8 maiores em cada 10 salários de contribuição.

2 comentários:

  1. Sem comentários. Excelente. Esperamos que o Lula não faça a loucura de vetar.

    ResponderExcluir
  2. Maura, como jornalista gostaria de saber sua opinião,a TV GLOBO e SEUS REPORTERES do BOM DIA BRASIL ZOMBAM DOS APOSENTADOS Hoje, quarta-feira, 5 de Maio de 2010 assisti no programa jornalístico da TV Globo o pior exemplo que podem oferecer reporteres de uma emissora de TV ao pronunciarem seu script de comentário da votação no congresso sobre o aumento dos aposentados e a quebra da regra do fator previdenciário. Em tom irônico, quatro reporteres comentaram que o fator previdenciário foi criado para conter “aposentadorias precoces” com as quais os trabalhadores, que cumpriram as regras impostas pelo próprio Governo Federal de ter 35 anos de contribuição, vão aumentar o “rombo da previdência”. Como podem, quatro jornalistas, aos quais eu tenho respeito e considero ser pessoas lúcidas, comentarem aos risos sobre um direito legítimo dos aposentados brasileiros que contribuíram por 35 anos. Devo eu talvez duvidar da vossa lucidez? Não!! É a velha estratégia da TV Globo de sempre estar numa simbiose com o governo, seja ele de direita, esquerda ou militar!!! E vem dando certo por 45 anos. Mas isso não lhes dá o direito de esculachar com a classe dos aposentados como se fossemos párias que aumentamos o “rombo da previdência”. Interessante, ouço falar nesse rombo a décadas, mas a Previdência federal, graças as nossas contribuições está aí firme e forte. Voces tem certeza que sabem o que estão repetindo ao vivo na TV? Onde estava a TV Globo e esses quatro reporteres quando na constituição de 1988 reduziram o patamar de contribuição e pensão de 20 salários mínimos para 10 salários mínimos. Fizeram algum comentário irônico na época? E quem, como no meu caso contribuiu 16 anos para 20 Salários mínimos antes de 1988 e agora, após 35 anos de contribuição, por causa do fator previdenciário, recebo 4 (quatro) salários mínimos. É coisa para zombar caros reporteres? Não!! Voces deveriam se informar melhor sobre as causas de sangrias da previdencia, abraços e boa sorte!!!

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!