terça-feira, 11 de maio de 2010

Argentina anuncia que vai proibir importação de alimentos brasileiros

O ministro da Agricultura, Wagner Rossi, disse hoje (11) que o governo não recebeu nenhuma informação oficial, por parte da Argentina, sobre restrição adotada pelo país à importação de produtos alimentícios industrializados brasileiros. “Por enquanto, são só rumores, um lobby de defesa dos agricultores argentinos, assim como os nossos também fazem”, afirmou.

A informação que circula em vários jornais dos dois países é a de que o secretário de Comércio da Argentina, Guillermo Moreno, teria anunciado, em reunião com diretores de supermercados, que a partir de 1º de junho estaria proibida a entrada de alimentos industrializados que tenham similares produzidos localmente.

Segundo Rossi, se a restrição realmente for efetivada, caberá a discussão no nível do Mercosul. “O tema precisará ser discutido com espírito de Mercosul, mas ainda não foi oficializado”, afirmou. Antes do tema surgir, uma reunião entre os ministros da Agricultura do Cone Sul já estava agendada para os dias 3 e 4 de junho. Nos três primeiros meses do ano, os argentinos importaram US$ 81 milhões em alimentos processados do Brasil, enquanto os brasileiros importaram US$ 190 milhões da Argentina. (Com Agência Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!