sexta-feira, 14 de maio de 2010

Ao visitar Iran, Brasil 'desafia política externa dos EUA', diz Financial Times

Uma reportagem publicada nesta sexta-feira pelo jornal britânico Financial Times avalia que o Brasil "desafia a política externa dos Estados Unidos" ao tentar mediar um diálogo com o Iran, a respeito do programa nuclear iraniano.

O texto, publicado às vésperas da visita do presidente Lula ( na foto com o presidente iraniano/ veja no blog) à capital iraniana, Teeran, diz que a viagem se tornou o foco de "esforços diplomáticos intensos, em meio à esperança brasileira de encontrar um meio termo na disputa e temores americanos de que ele (Lula) possa complicar os esforços para chegar a uma resolução estabelecendo sanções nas Nações Unidas".

"As autoridades americanas reconhecem que a tentativa brasileira de seguir um caminho diplomático próprio – assim como esforços parecidos de outras 'potências emergentes', como a Turquia – são um novo desafio para a política externa americana", diz o FT.

O embaixador americano no Brasil, Thomas Shannon, disse ao jornal que "à medida que o Brasil se torna mais afirmativo globalmente e começa a afirmar sua influência, vamos trombar com o Brasil em novos temas – como o Iran, o Oriente Médio, o Haiti".

Ainda segundo o jornal, Shannon disse que, embora "positiva de uma maneira geral", esta postura brasileira "está nos desafiando porque significa que temos de repensar a forma como entendemos nosso relacionamento". ( Com informações do site BBC Brasil)

2 comentários:

  1. O QUE O LULINA FOI FAZER LÁ,NÃO TEM CABEÇA,
    VAI SE METER ONDE NÃO ENTENDE NADA

    ResponderExcluir
  2. O QUE O LULINHA FOI FAZER LÁ, TA FAZENDO GRAÇA COM OS AMERICANOS, ELE NÃO ENTGENDE NADA DE CAMELO, QUANTO MAIS DE ENERGIA ATOMICA, VOLTA
    PARA CASA PADILHA

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!