quinta-feira, 25 de junho de 2009

Petrobrás e Vale confirmam parceria no ES

A Petrobrás e a Vale confirmaram na manhã desta quinta-feira ( 25) que fecharam parceria para exploração e posterior desenvolvimento do bloco BM-ES-22, no norte da Bacia do Espírito Santo. A informação foi antecipada nesta quarta-feira, com exclusividade, pela Agência Estado.

Adquirido pela estatal no leilão da 6ª Rodada da Agência Nacional de Petróleo (ANP), em 2004, o bloco era operado 100% pela Petrobrás e estava sendo perfurado desde março, com possibilidade de ter divulgação dos resultados desse trabalho em junho.

Na mesma região, a Vale havia adquirido 10% de participação no BM-ES-21, operado pela Petrobrás, com 80% e tem participação de 10% da Repsol.

A Vale também já adquiriu 17,5% no bloco BM-ES-27, que pertenciam à Shell. Neste bloco, a Petrobras é operadora com 65% e a Shell também se manteve com 17,5%.

A região em que está localizado o BM-ES-22 é altamente promissora em gás natural, segundo especialistas do setor.

O bloco está localizado próximo aos campos de Golfinho, e os campos de Camarupim e Cangoá, que acabaram de entrar em operação no primeiro semestre, com potencial de produção para 6,4 milhões de metros cúbicos por dia.

A preparação do anúncio com a presença de Gabrielli e Agnelli causou grande expectativa no mercado financeiro. As ações de ambas as companhias iniciaram em alta à tarde, na casa de 1,5%, que não se sustentou conforme se confirmavam os rumores de que o anúncio trataria apenas do acordo sobre o bloco capixaba.

No fechamento, as da Vale recuaram 2,35%, liderando as quedas da Bovespa, e as Petrobrás caíram 1,32%.

Com mais de dois mil quilômetros quadrados - o dobro da área de Tupi na Bacia de Santos - o bloco está localizado próximo ao litoral do Espírito Santo, onde a Vale concentra, com infraestrutura própria, a maior parte de suas atividades de exportação de minério de ferro.

C/Informações da Agência Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!