quarta-feira, 24 de junho de 2009

O acerto de Casagrande: contas do Senado são investigadas

O senador Heráclito Fortes (DEM-PI), 1º secretário do Senado, informou nesta tarde (24) à imprensa que o presidente José Sarney criou uma comissão para investigar a legalidade e a movimentação de duas contas bancárias em nome do Senado, na Caixa Econômica Federal, fora da chamada conta única do Tesouro Nacional, por onde passam todos os recursos destinados à instituição.

As contas foram identificadas pela Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle do Senado, a pedido do senador Renato Casagrande (PSB-ES), presidente da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle.

- Não sabemos ainda se isso é rotineiro ou não. Mas estamos vivendo um momento de muita tensão no Senado e qualquer fato já provoca suspeita. Se houver algum fato delituoso, os responsáveis serão punidos. Parece que uma das contas não teve movimentação recente. Se é alguma economia que se estava fazendo para o Senado, parabéns. Se tiverem sido criadas com outra intenção, coitado de quem fez - disse Heráclito Fortes.

Em ofício enviado ao presidente José Sarney, o senador Renato Casagrande disse ter tomado conhecimento das contas ao examinar a proposta de reforma administrativa do Senado feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Na proposta existe a menção às contas. Ele sugeriu a Sarney o fechamento das contas e o repasse dos seus saldos ao Tesouro Nacional, ponderando que a existência de contas paralelas à conta única do Tesouro "é preocupante" e de legalidade questionável.

Na mesma entrevista à imprensa, Heráclito Fortes disse esperar que a comissão de sindicância criada para apurar em detalhes os chamados "atos administrativos secretos" do Senado conclua seus levantamentos em 15 dias.

O 1º secretário afirmou ainda que "tem de cumprir a lei" e, por isso, não pode determinar o afastamento preventivo do trabalho dos ex-diretores Agaciel Maia e João Carlos Zoghbi enquanto durar a investigação dos "atos secretos".

C/ Informações da Agência Senado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!