segunda-feira, 22 de junho de 2009

Infuenza: Anvisa fecha cerco em torno do Mercosul

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) anunciou na noite desta segunda-feira ( 22), novas medidas para reforçar a vigilância em portos e aeroportos de todo o país, devido ao aumento do número de casos de Influenza A (H1N1) em países vizinhos do Brasil.

Para isso, vai aumentar o alerta em todas as entradas do país para detectar, diagnosticar e encaminhar para tratamento casos de pessoas suspeitas de estarem infectadas pelo vírus.

O anúncio foi feito pelo diretor de Portos, Aeroportos e Fronteiras da ANVISA, José Agenor Álvares da Silva, em reunião do Gabinete Permanente de Emergências de Saúde Pública (GEI), na sede do Ministério da Saúde.

Entre as principais medidas anunciadas está a adoção da Declaração de Saúde do Viajante (DSV), harmonizada entre os Estados Partes do Mercosul, para monitoramento de passageiros que chegam ao país. A declaração vai permitir um acompanhamento mais rápido dos passageiros.

A apresentação do documento será obrigatória para a entrada no país.

Foram também impressos 500 mil formulários que estão sendo distribuídos nos portos, aeroportos e áreas de fronteiras.

As companhias aéreas serão obrigadas a fornecer a lista de passageiros junto com a Declaração Geral da Aeronave no momento da chegada do avião.

Funcionários vão fortalecer o controle nos postos de fronteiras com países da América do Sul e no aeroporto Internacional de Guarulhos.

C/Informações do Ministério da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!