quarta-feira, 24 de junho de 2009

Eike pode atrair usina de aço chinesa para o Rio

O empresário Eike Batista, controlador do grupo EBX, integra a missão oficial liderada pelo governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, à China e Cingapura, na próxima semana.

Cabral assina na Assembléia Popular Nacional, o parlamento chinês, em Pequim, contrato de fornecimento de 30 trens para a Supervia, concessionária de trens urbanos da região metropolitana do Rio.

Eike Batista tem reunião em 1º de julho com Deng Qilin, presidente do conselho da siderúrgica chinesa Wuhan Iron and Steel (Wisco), que está comprando participação minoritária na MMX e planeja construir uma siderúrgica com capacidade de 5 milhões de toneladas de aço/ano no Super Porto do Açu, no Rio.

A reunião entre Batista e Qilin buscará detalhar a instalação da usina na retroárea industrial do Açu, na qual os chineses serão controladores e operadores e o grupo EBX poderá ser acionista minoritário no negócio.

A Wuhan, que ofereceu US$ 400 milhões por participações acionárias na MMX Mineração e Metálicos e em sua subsidiária MMX do Sudeste, anunciou a intenção de investir na usina siderúrgica no porto de Batista, em um investimento estimado em US$ 4 bilhões, mas ainda não bateu o martelo.

Além da questão da siderúrgica, o empresário tem interesse em trazer mais indústrias chinesas para o Brasil, principalmente para o Porto Açu.

" Este é o principal motivo da viagem do Eike à China " , disse Paulo Gouvêa, diretor de finanças corporativas do grupo EBX.

C/Informações do Valor Econômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!