segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Governador em exercício pedirá a Lula que evite intervenção no DF

O governador em exercício do Distrito Federal, Paulo Octávio, vai ser recebido Quarta -Feira de Cinzas (17) pelo presidente Lula. O governador havia pedido o encontro na semana passada. Domingo (14), o chefe de gabinete da Presidência, Gilberto Carvalho, informou que a audiência está agendada para a tarde de quarta.

Paulo Octávio disse que quer conversar com Lula sobre a "turbulência política" no DF, a possibilidade de intervenção e "obter apoio para garantir a governabilidade". Apesar dos esforços para atrair aliados - até na oposição - e viabilizar um governo de coalizão, Paulo Octávio não pode mesmo contar com o apoio do próprio partido.

 Depois de entregar a presidência do DEM no Distrito Federal, Octávio avaliou a sua situação partidária: "Não cogito (sair do DEM), e espero que isso não aconteça. Não tem sentido, porque acabei de assumir o governo", afirmou, ao final de uma visita às obras do Hospital de Base. Ele alega que não recebeu nenhuma ligação do comando da sigla para tratar do assunto, que disse saber pela imprensa.

O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) reafirmou claramente a posição de pedir a expulsão de Paulo Octávio, caso ele mesmo não tome a iniciativa. Ele reiterou que na próxima quinta-feira (18) vai apresentar pedido de intervenção no diretório do Distrito Federal e o desligamento de membros do DEM que estiverem no governo.

Desde a quinta-feira passada, quando o STJ (veja no blog) determinou a prisão do governador José Roberto Arruda, Paulo Octávio articula a sua sobrevivência política e, ao mesmo tempo, tenta viabilizar um governo de coalizão que ajude o STF a não decretar a intervenção no DF. Lula disse em Goiânia, na sexta-feira passada, que acatará a decisão de intervenção, se o STF decidir pela medida.

C/ o Portal Estado

Um comentário:

  1. O Arruda pode cometer suicídio. Aliás, esta hipótese foi admitida pelo próprio em conversa com o "cineasta" Durval Filmes, lembram?

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!