terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

"Ladrões de Brasília" invadem ruas do Maranhão

Eles estão à solta nas ruas de São Luís. Os ladrões de Brasília circulam livremente pela capital maranhense, brincando o carnaval, atirando maisena nos foliões, regados a música e bebida.

Isso não quer dizer que abriram as portas das prisões brasilienses e os detentos vieram pular o carnaval no Maranhão. Na verdade, Ladrões de Brasília é o nome de um bloco, formado por dez donos de automóveis Brasília – carro fora de linha da marca Volkswagen – e seus respectivos carros.

O bloco sai pela primeira vez pelas ruas da capital maranhense, animado pelo momento político que vive a capital do país.

A ideia do bloco surgiu há alguns meses, sem a pretensão de adotar qualquer viés crítico. “Aconteceu que eu tenho uma Brasília 1975 e havia deixado ela na oficina, mas, quando fui buscar, tinham roubado o motor e os faróis do carro. Daí, surgiu a ideia de fazermos o bloco”, conta Bamba, criador do bloco, músico e agitador cultural de São Luís.

Mas o momento político que Brasília vive – com as denúncias de corrupção e com o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, passando o carnaval preso – serviu de prato cheio para que a tônica do bloco se transformasse em piada política.

A receptividade das pessoas é boa, afinal, chamam a atenção os carros antigos e mal conservados com o nome do bloco escrito pela lataria. “Por onde o bloco passa, as pessoas riem, gritam, batem palmas e se divertem”.

Bamba aproveita o tom da festa e faz uma brincadeira relacionando o nome do bloco com a irregularidade das Brasílias de propriedade dos integrantes da agremiação. “Também estamos com medo de que prendam os [integrantes do] Ladrões de Brasília e a própria Brasília, por aqui. Afinal, o documento só está pago até 2005 e faltam as lanternas, né?”.

C/ Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!