segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Acessibilidade: Serra e Cláudio Vereza lutam para dar ao cadeirante a chance de tomar o banho de mar.


O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), entrou nesta segunda-feira (15) no mar com tênis, calça jeans e camiseta tipo polo na Praia da Guilhermina, na Praia Grande, durante o lançamento do projeto Praia Acessível - que vai oferecer cadeiras de rodas adaptadas para que deficientes físicos possam tomar banho de mar.

Serra evitou falar de política, mas, no melhor estilo pré-eleitoral, aproveitou a praia lotada em pleno feriado de Carnaval para acompanhar os cerca de 20 deficientes que estrearam as cadeiras. Empurrou uma delas, entrou no mar até que o nível da água atingisse a altura da cintura e brincou de jogar água no grupo durante cerca de cinco minutos.

Ele decidiu empurrar uma das cadeiras assim que ouviu a sugestão um popular e, ao que tudo indica, também resolveu entrar no mar com roupa e tudo em cima da hora: não havia qualquer assessor com uma toalha e o governador retornou ao carro oficial encharcado. 

O lançamento do projeto Praia Acessível ocorreu em uma tenda montada na Praia de Guilhermina. A ideia é distribuir cerca de cem cadeiras, na primeira fase, entre diversas praias do litoral (as primeiras serão Guilhermina; Perequê, em Ilha Bela; e Boqueirão, em Santos). 

No Espírito Santo, permitir que portadores de necessidades especiais tenham tenham acesso à praia é um sonho de muita gente que o deputado Cláudio Vereza (PT) quer ajudar a realizar.

Para tanto, ele enviou ao governador Paulo Hartung (PMDB) a Indicação 13/2010. na qual sugere que Estado e Prefeituras em parceria instalem esteiras especiais, de palha ou fibra de plástico, para possibilitar a passagem de cadeira de rodas e carrinhos de bebês pela areia.

O deputado lembra que no Rio de Janeiro, a municipalidade firmou parceria com a Ong Espaço Novo Ser e implanta o projeto Praia para Todos."Colocaram uma esteira que vai do calçadão até a areia. A praia é um dos espaços públicos mais democráticos e essa correção precisa ser feita para termos uma praia inclusiva também aqui no Espírito Santo” defende Vereza.

A Ongxperiência carioca, onde a ONG Espaço Novo Ser teve a iniciativa, idealizada pelo biólogo Ricardo Gonzalez Rocha Souza, que é cadeirante. Além da cadeira anfíbia ( veja foto), adaptada para entrar no mar, o projeto também agrega outras medidas de promoção da acessibilidade à praia, como sinalização sonora, piso tátil e rampas de acesso.

C/ Informações do Estadão, Assembléia Legislativa e fotos de Rejane Lima

Um comentário:

  1. vale lembrar, para quem não sabe, que o Vereza é excelente nadador

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!