domingo, 19 de abril de 2009

Winnie: ex-mulher de Mandela volta à política

Ela visitou o Espírito Santo na década de 90, com o marido , a convite de Albuíno Azeredo, o primeiro governador negro eleito no Brasil.

Envolvida em todos aqueles panos coloridos, parecia uma rainha africana.

Alta, bonita, barulhenta, ao descer do carro, no jardim da residência oficial da Praia da Costa, abriu os braços e gritou: "Que mundo maravilhoso!"

Acompanhava o marido, ausente 27 anos, enquanto cumpria pena por sua luta contra o apartheid, saindo em fevereiro de 1990.

Escalada pela Agência Estado (O Estado de S.Paulo/ Jornal da Tarde), para acompanhar o casal em sua visita, eu a olhava também como uma heroína, embora tenha me dito que as mulheres brasileiras eram oprimidas e que viria nos dar lições de liberdade.

Winnie Madizikela Mandela, a segunda mulher de Nelson Mandela, circulou pelo Brasil com desenvoltura. O marido, ainda sem cargo político, preparava-se para a carreira na volta ao seu país.

Em 1992, a bomba explodiu: Winnie foi denunciada por envolvimento em crimes. Sua condenação a cinco anos de prisão, em 2004, teve como motivação 43 fraudes e furtos. Antes disso, porém, em, 1996, Mandela pediu o divórcio.
Com a redução da pena, para três anos e meio, nunca cumpriu um dia de prisão.
Desaparecida do noticiário, ela volta triunfante. Separação e denúncias não desanimaram seus admiradores. Nesta quarta-feira, deverá ser eleita para o legislativo: ocupa o quinto lugar na lista de candidatos do Congresso Nacional Africano (CNA), o partido de Mandela e do futuro presidente, Jacob Zuma.

A justiça sul-africana reconheceu que, embora condenada, não chegou a ser presa, o que a torna elegível.

Um comentário:

  1. Esperava o seu regresso. Dizia o Amilcar Cabral, todos os Homens sao recuperáveis.

    Haja Wine Mandela noutras alturas.

    Fico bastante feliz por isso.

    Força, e Força wine.

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!