domingo, 19 de abril de 2009

Mandela no último comício do seu partido

A eleição desta quarta-feira, na África do Sul, provocou hoje uma rara aparição pública do líder da luta contra o apartheid, Nelson Mandela, no comício de encerramento do seu partido, o Congresso Nacional Africano (CNA), no poder desde 1994.

Depois do anúncio de que mandaria uma mensagem escrita, sua chegada levou ao delírio mais de 120 mil pessoas, no parque, em Johannesburgo, onde compareceu, aos 90 anos, num carrinho de golfe. Mandela não discursou.O discurso retransmitido foi gravado.

No palanque, estava o candidato do CNA a presidente, Jacob Zuma , líder do partido, envolvido em inúmeras denúncias, cujos processos a justiça arquivou.

Primeiro presidente eleito da África do Sul, Nelson Mandela governou de 1994 a 1999 e, desde então, o país se mantém nas mãos do seu partido.

A eleição de quarta-feira define o novo presidente, mas Zuma pode ser indicado, caso o CNA alcance 60% dos votos de 23 milhões de eleitores como está previsto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!