sexta-feira, 5 de junho de 2009

Senador critica autoritarismo da Vale

O líder do PSOL, senador José Nery (PA), denunciou nesta sexta-feira, o que chamou de "posturas autoritárias" da Vale em relação à população pobre de Parauapebas, no Pará.

Segundo ele, a Vale ameaça moradores da região, que se consideram prejudicados pela construção de uma rodovia vicinal destinada a escoar minério de ferro do Projeto Salobo.

Os moradores, conforme Nery, recorreram à Justiça, mas a Vale garantiu que a estrada será construída no trecho previsto "de qualquer forma". Caso os moradores não aceitem o projeto original, "correm o risco de não receber a indenização".

Para o senador, a prefeitura de Parauapebas e o Judiciário local "mostram-se subservientes à Vale". A seu ver, isso demonstra a influência política da empresa no Pará:

-O fato mostra a distância entre a cara e a bonita propaganda da Vale, que induzem os brasileiros a concebê-la como modelo de desenvolvimento sustentável e de apoio a projetos sociais, e a verdadeira face conhecida pelo povo pobre do Pará: autoritarismo, danos ambientais, ingerência política e controle econômico de estruturas.

C/Informações do site do Senado Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!