quarta-feira, 17 de junho de 2009

Maioridade penal: proposta de Malta é rejeitada no Senado

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado rejeitou nesta quarta-feira (17) a emenda do senador capixaba Magno Malta (PR) que extinguia a maioridade penal e permitia, na prática, que todos os menores de 18 anos fossem responsabilizados penalmente por crime hediondo.

Com essa rejeição, o substitutivo da Proposta de Emenda à Constituição 20/09, que reduz a maioridade de 18 para 16 anos, está pronto para ser votado novamente em plenário.

A proposta já foi aprovada em primeiro turno no plenário, mas teve que retornar à CCJ por conta de emendas apresentadas ao texto aprovado.

Uma das emendas, do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), foi retirada de pauta.

O substitutivo, de autoria do senador Demóstenes Torres (DEM-GO), engloba outras cinco propostas de emenda à Constituição que tramitam no Senado.

Ele prevê que menores de 18 anos e maiores de 16 anos sejam penalmente passíveis de punição se, na época em que cometeram o crime, apresentarem “plena capacidade” de entender o caráter ilícito do ato.

C/Informações do Congresso em Foco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!