terça-feira, 16 de junho de 2009

Contas do Governo de Lula: carga tributária supera PIB

A carga tributária brasileira, em 2008, registrou crescimento nominal de 15,56%, em relação a 2007, enquanto no mesmo período o crescimento nominal do PIB foi de 12,93%.

São dados do relatório que o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Ubiratan Aguiar, e o relator Augusto Nardes, entregaram nesta terça-feira (16) ao presidente do Senado Federal, José Sarney.

O parecer prévio do TCU recomenda a aprovação das contas e alerta a ministérios e outros órgãos para a correção de falhas.

O relatório avalia que a crescente carga tributária brasileira - maior que a de países como Estados Unidos, Japão, Coréia do Sul, Chile e México - tende a reduzir a competitividade nacional na medida em que a economia mundial se torna cada vez mais globalizada.

As contas foram aprovadas pelo TCU no dia 9 e o relator fez uma análise das ações sociais e econômicas do governo no ano passado, sugerindo mais cuidado para evitar desperdício de dinheiro público. Ele também reclamou da falta de indicadores do governo.

- Em 72% dos diversos programas que analisamos, não encontramos informações disponíveis para que o Tribunal pudesse fazer auditorias com maior precisão. Essa é uma das razões das ressalvas, para que o governo tenha maior planejamento, maior eficiência. Nós não estamos encontrando os indicadores apropriados para fazer as auditorias. Demos um prazo de 90 dias para que o governo apresente ao TCU.

C/Informações do Senado Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!