quinta-feira, 18 de junho de 2009

Itamaraty vai assistir brasileiro ilegal nos EUA

O Itamaraty prepara uma carteira específica de imigrante (regularizado ou não) que será lançada em julho deste ano para quase 1,2 milhão de brasileiros que vivem nos Estados Unidos. O documento permitirá que o brasileiro imigrante seja atendido no pais em que se encontra, em situações de emergência médica ou quando necessitar de assistência social.

A informação foi dada hoje (18) aos senadores da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) pelo embaixador Oto Agripino Maia, que responde pela Subsecretária-Geral das Comunidades Brasileiras no Exterior do Ministério das Relações Exteriores.

O diplomata tratou da situação dos brasileiros que vivem no exterior, em especial nos países em que a crise financeira mundial foi mais intensa.

Cerca de 3 milhões de brasileiros moram fora do país, o que representa uma verdadeira "diáspora brasileira", segundo Oto Agripino. Muitos vivem de forma irregular no exterior, vários apenas com visto de turista, a maioria, cerca de 1,2 milhão, nos Estados Unidos.

O Brasil oferece 185 repartições consulares espalhadas pelo mundo, que podem ser acessadas pelos brasileiros imigrantes.

C/Informações do Senado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!