segunda-feira, 27 de abril de 2009

O que é afinal a gripe suína?


O portal El País.com ensina aos leitores, nesta segunda-feira, o caminho das pedras sobre a gripe suína que apavora o mundo e que, para a Organização Mundial de Saúde (OMS), tornou-se uma grande ameaça. Responde a perguntas clássicas, feitas por leitores:

1) O que é a gripe suína?

Uma enfermidade respiratória , altamente contagiosa, que atinge os porcos. Produzida por um dos múltiplos vírus da gripe do tipo A existentes. O índice de mortalidade entre humanos, sem dúvidas, é baixo (entre el 1% y el 4%).

2) Como se produz o contágio?

Por contato direto com animais portadores, cujo sistema imunológico é muito similar ao humano. Os contágios em humanos são pouco comuns. Muito mais estranho é que se produza entre pessoas. Pode suceder em grupos muito fechados que estão em contato direto com os animais.

3) Como afeta o ser humano?

Os sintomas da gripe suína são muito similares aos da gripe humana ( febre, dor de cabeça e nos músculos), por isso pode escapar ao controle se os portadores do vírus não procuram imediatamente as autoridades sanitárias.

Os casos registrados de infecção da gripe suína em humanos são raros e na imensa maioria das vezes afetam pessoas muito relacionadas com granjas de criação de porcos.

4) É seguro consumir porco ou derivado?

Sim. A gripe não surge ao ingerir animais enfermos ou produtos derivados já que o vírus morre a temperaturas superiores a 70 graus centígrados.

5)Existe risco de epidemia?

Os seres humanos não são imunes à gripe suína. Se o virus muda e adquire a capacidade de instalar o contágio diretamente entre humanos pode produzir uma epidemia. Seu impacto dependerá então da virulência do vírus, o nível de imunidade de cada comunidade e o efeito das medicinas preparadas.

6)Existem vacinas efetivas? E tratamentos?

O vírus da gripe é muito instável e muda a cada ano, por isso não há tratamentos preventivos confiáveis. Medicamentos como o Tamiflu, famosos durante os surtos de gripe aviária, permitem recuperar o infectados sempre e quando a enfermidade se detecta logo.

7)É permitido viajar ao México?

O Governo (da Espanha) aconselha a não viajar ao México, salvo em casos de força maior, embora a OMS não tenha lançado ainda uma recomendação similar.

8)O que deve fazer quem viajou ao México?

O período de incubação da gripe é de dez dias, mas os especialistas recomendam permanecer vigilante aos sintomas de gripe clássica e procurar o médico quando esses sintomas aparecerem.

C/Informações do El País.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!