quinta-feira, 16 de abril de 2009

O adeus ao patriarca João Santos

Foi sepultado hoje, às 17h, no Cemitério de Santo Amaro, Recife, o corpo do empresário João Pereira dos Santos, 101 anos, morto na noite de ontem, no Real Hospital Português. O velório foi realizado durante o dia, em sua residência, no bairro de Boa Viagem, restrito aos amigos e familiares. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, decretou luto oficial de três dias.
O empresário era dono da Cimento Nassau e da TV Tribuna, no Espírito Santo, além de empresas em vários estados do país. Casado com Maria Regueira dos Santos (falecida), teve sete filhos: João (falecido), José Bernardino, Geraldo (falecido), Fernando, Rosália, Ana Maria e Maria Clara.
De infância pobre, tornou-se industrial famoso: usineiro, fabricante do Cimento Nassau, de papel e sacos de papel, além de dono de veículos de comunicação. Suas atividades ultrapassaram Pernambuco e surgiu o Grupo Industrial João Santos, diversificado.
Em 2007, ao completar 100 anos, João Santos foi tema de reportagem da revista Istoé Dinheiro. Um homem discreto, avesso a compromissos sociais, não ia a festas e eventos de autoridades. Nos últimos anos de vida, comparecia todas as manhãs à sede do conglomerado, no edifício Nassau, no Recife Antigo, onde atuam os netos João Carlos e Luis Antônio Noronha, dirigentes das cinco fábricas no Nordeste.
C/ Informações do Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!