quinta-feira, 5 de março de 2009

Chávez autoriza Lula a intermediar conflito entre a Venezuela e os EUA

O presidente Lula chega ao Espírito Santo com um trunfo nas mãos, em política internacional.

Acaba de receber autorização do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, para intermediar o conflito entre Caracas e Washington.

Lula pediu permissão a Chávez para falar sobre a Venezuela e os Estados Unidos, no encontro que terá com o presidente Barack Obama, no próximo dia 14.

A primeira reação do venezuelano foi dizer que o seu país não precisa de intermediários para dialogar com outras nações, pois é adulto e uma república soberana.

Nas últimas horas, porém, voltou atrás e declarou hoje, numa cerimônia de posse das Forças Armadas:"Por se tratar de Lula, um grande companheiro, e sua boa fé, dei luz verde para que faça o que achar conveniente".

O conflito entre os dois paises intensificou-se em setembro, quando Chávez expulsou da Venezuela o embaixador norte-americano que o acusava de interferir nas questões internas da Bolívia. Antes, Bush também expulsou o embaixador da Venezuela dos EUA.

O presidente da Venezuela exige, entre outros assuntos polêmicos, que os EUA suspendam o bloqueio a Cuba. Dá para sentir, o que Lula tem pela frente.
C/ informações do El Universal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!