sábado, 7 de março de 2009

O blog agradece a força

Domingo, dia de agradecer aos colegas de imprensa.

O blog, com pouco mais de um mês, surgiu por obra e graça de Talita, minha filha, advogada. Ela sugeriu que eu compartilhasse idéias com outras pessoas, concordei.

A articulista política Renata Oliveira, do Portal Século Diário, anunciou a nossa chegada, na coluna Socioeconomicas, com esta nota intitulada "Novidade na Rede":

"A jornalista Maura Fraga lançou um blog na internet, no qual expõe sua visão pertinente da politica capixaba, brasileira e mundial , com uma linguagem acessível e gostosa de ler".

Com a nota de Renata, dona de um texto exemplar, feeling político, coragem profisssional, sinto-me na obrigação de trabalhar direito para corresponder ao elogio.

A colega Lúcia Garcia, titular da Coluna Victor Hugo, de A Gazeta, manda um recado via-email: "Você não escreve. Desliza nas palavras. Profundo, não?"

Uso uma expressão da própria Lúcia, para responder: "Que meiga!"

Confesso que dos titulares de Victor Hugo, nos últimos anos, Lúcia me parece a mais antenada. Tem empatia com o leitor; escreve como se estivesse numa roda de amigos, em conversa, bem- humorada. E o mais importante: antes de se tornar colunista, trabalhou em várias editorias, adquiriu experiência e criou suas próprias fontes.

Rudy Calheiros, meu ex-estagiário, agora publicitário premiado, diretor de criação de uma conhecida empresa de propaganda, manda dizer que vai dar um toque no blog. Legal, a turma aqui é amadora em matéria de layout. Uma participação dessas a gente agradece. Ilustrador e caricaturista, Rudy tem uma página na internet, no endereço http://www.rudycalheiros.com/

Do outro lado do mundo, vem a mensagem de Gracinha Goltara, minha ex-colega de A Gazeta, com a promessa de que enviará posts para os capixabas: "Procurarei olhar Singapura com outros olhos a partir de agora."

Gracinha tem o jornalismo no sangue. O irmão, Laurinho Goltara, também foi de A Gazeta, atuou na Comunicação da CST e ocupou o cargo de Superintendente de Comunicação do Governo. Gracinha saiu do jornal para realizar o sonho de ser aeromoça, casou com um piloto internacional e tornou-se mãe de duas lindas meninas, Isabella e Vitória.

Hoje escreve por prazer, como fez quando enfrentou, com as meninas - o marido estava em viagem de trabalho -, os terremotos em Singapura. Um relato comovente e bem informativo que tive o prazer de receber.

Carie, o escritor cujo talento descobri ao ler o seu livro, "Eu e a Sorte', escreveu que por razões cibernéticas não pode ler o blog no jornal, mas foi ler em casa. Senti-me homenageada. Além disso, colocou à minha disposição dois outros livros de sua autoria. Um deles sobre a enchente de 79 , "Pingos e Respingos". Há um terceiro, com edição esgotada, uma ótima notícia para qualquer escritor.

A atenção de Carie, empresário da Rede Gazeta, não me surpreende. Ele sempre associou a simplicidade à nobreza. Uma herança familiar.

Vencedora do V Prêmio da Associação Brasileira de Magistrados (ABM), na categoria revista, Raquel Guerra, assessora de comunicação da Associação de Magistrados do Espírito Santo (Amages) avisa que o blog está nos favoritos e promete mandar posts sobre sua área de atuação.

Raquel me nocauteou ao declarar na premiação: "Gostaria de dedicar este prêmio a inúmeras pessoas, mas não poderia deixar de citar duas, em especial: Maura Fraga, que me ensinou a me tornar uma verdadeira jornalista, e à magistrada Gladys Pinheiro, que me concedeu a oportunidade de divulgar a matéria. A essas pessoas eu dedico o meu prêmio".

A entrega foi em Brasília, com participação de profissionais do Bom Dia Brasil (TV Globo); jornal O Globo; Folha de São Paulo; Rádio Justiça; Jornal da Globo (TV Globo)- o jornalista Carlos de Lannoy; Jornal Hoje (TV Globo); Diário de São Paulo e outros veículos influentes.

Raquel estava entre eles, graças à matéria que trata da proteção psicológica à criança ou adolescente, vítima de violência sexual, na fase dos depoimentos- por sinal atualíssima.

Nela, a capixaba mostra como a repetição dos interrogatórios, diante de desconhecidos, pode ser tão prejudicial à menina quanto o ato que a vitimou. A matéria foi publicada na revista In Limine, da Amages.

Agradeço a homenagem da minha ex-estagiária, mas deixo claro que Raquel sempre teve vocação para jornalista , e trabalhou para se tornar uma profissional reconhecida. O mérito, portanto, pertence a ela.

A surpresa maior vem do diretor da revista Class, jornalista Jorginho Santos, que anuncia no seu acessadíssimo site, com destaque: "O blog de Maura Fraga, a brilhante jornalista, está na rede".

A nota, exclusiva para assinantes, está entre as mais importantes da publicação.

Mantenho com Jorginho uma relação de respeito mútuo, antiga. Desde que ele iniciou sua carreira, como colunista social, no jornal O Diário, nossa trincheira da rua Sete de Setembro, de onde saíram inúmeros talentos para a imprensa nacional.

A revista Class é uma publicação sofisticada, contemporânea e sempre bem informada.

Jorginho, um globe-trotter, leva os leitores a viagens fantásticas, nas quais revela as descobertas que faz em companhia da mulher, Elisa, editora da revista.

O resultado do trabalho e dedicação é o sucesso empresarial da Class. Basta dar uma olhada, mesmo em tempos ditos de crise.

Iza Mendonça, analista política da Rede Sim, blogueira também, vem com seu incentivo. Essa eu conheço: sua mãe, Marilda, foi minha parceira em festivais de canções. Ganhamos dois deles e enfrentamos a censura barra pesada. A filha, também é ousada. Escreve sobre política, sem bajulação. Procura descobrir o que há por detrás dos fatos. Aprendeu a ver além da floresta.

Bem, está aí o meu balanço do mês. Gratificante demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!