terça-feira, 3 de março de 2009

Liberdade! Liberdade!

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, mandou arquivar o recurso da União contra o jornal carioca "Tribuna da Imprensa", que pede indenização pelos anos de censura no período da ditadura militar.

Acreditando que a empresa dirigida pelo jornalista Hélio Fernandes deva receber pelos danos sofridos, o ministro classificou a censura estatal como " intolerável". Com a decisão, a indenização será paga, se não houver outro recurso.
O veterano Hélio Fernandes, figura histórica da imprensa brasileira, foi preso durante a ditadura, em Fernando de Noronha, mas não se intimidou e voltou ao combate contra o regime de exceção. Recentemente, tirou de circulação o jornal impresso e manteve apenas a versão on line, por falta de recursos.

Hoje, aos 88 anos, lúcido e corajoso, anuncia o seu projeto: usar o dinheiro da União para quitar dívidas com funcionários, Previdência Social, e voltar com o jornal às ruas.

Tenho grande respeito e admiração pelo companheiro Hélio Fernandes, por seu trabalho em prol da redemocratização do país. Pessoalmente, também: sempre me apoiou e honrou, através do seu jornal, nos momentos em que também sofri a censura, e prisão domiciliar, no exercício da minha atividade profissional. Guardo com carinho o que escreveu a meu respeito.

Adiante , Hélio, os seus leitores e os amantes da liberdade de expressão estão ao seu lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!