sábado, 21 de março de 2009

A morte dos nossos idiomas indígenas

Sábado, 21 de março, Dia Internacional da Língua Materna, criado pela UNESCO, para chamar à atenção para a diversidade cultural, o Brasil não tem muito a comemorar: faz parte dos países, como a Índia, onde a diversidade linguística corre perigo, com a extinção de idiomas.

Na semana, foi lançado na sede da ONU, em Paris, o "Atlas Mundial das Línguas em Perigo de Desaparecimento", com a informação de que, das 6700 línguas faladas no mundo, metade está ameaçada de desaparecer. O alerta sobre o Brasil faz parte do Atlas.

O levantamento sobre línguas faladas por menos de 10 mil pessoas revela que, hoje, 199 são usadas por apenas uma dúzia de pessoas. O trabalho feito por países latino-americanos, interessados em preservar idiomas falados por minorias, porém, preservou outras.

No Brasil, a continuar o desinteresse, línguas indígenas antigas vão desaparecer do mapa.
Das mais de 1000 línguas existentes no país, quando os portugueses desembarcaram para a colonização, restam hoje apenas 170.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!