sábado, 21 de março de 2009

Momento Glória Perez

Um AVC levou à internação, na Índia, Vincent Ferrer, 88 anos, conhecido como o pai dos "dálits", ou intocáveis, apresentados ao Brasil por Glória Perez, na novela "Caminho das Índias", da TV Globo, dos grupos tribais e "backward castes", as três comunidades mais discriminadas dentro do sistema de castas hindu.

Os jornais internacionais reverenciam o espanhol, defensor de melhores condições de vida para os marginalizados há quase 60 anos. Embora a Constituição do país, desde 1950, proiba a discriminação por razões de castas, a sociedade não assimilou a necessidade de mudança.

Ferrer chegou a Mumbai, como missionário jesuíta, em 1952, e saiu do país, ameaçado de expulsão por suas idéias revolucionárias. Voltou mais tarde, como leigo, casado, e fundou a ONG que leva o seu nome.

A Fundação Vincent Ferrer reúne mais de 150 mil colaboradores somente na Espanha. Desde 1969, seu dirigente vive em Anapur, a região mais pobre do país.

No site de Ferrer é possível verificar que os "dálits", ou intocáveis, não fazem parte de qualquer casta e são historicamente condenados aos trabalhos mais servis e humilhantes, na Índia rural, onde ganham por jornada diária. Os "adivais", originários do subcontinente, e "bacward castes" são também marginalizados.

C/Informações da Fundação Vincente Ferrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!