sexta-feira, 3 de julho de 2009

Desembargador capixaba canta "Que país é esse?" em congresso nacional


O desembargador Carlos Henrique Bezerra Leite, do Tribunal Regional do Trabalho do Espírito Santo (17ª Região) levou ao delírio a platéia do 9º Congresso Nacional de Direito do Trabalho e Processual do Trabalho, no Teatro Municipal de Paulínia, interior de São Paulo.

Em lugar do discurso esperado, ele abriu a discussão sobre "Ação Civil Pública como forma de garantir os Direitos Humanos", cantando "Que país é esse?", da banda Legião Urbana.

As centenas de pessoas presentes ao evento, quinta-feira (2), aplaudiram a apresentação do desembargador capixaba.

“O acesso à Justiça entra na agenda da garantia dos direitos humanos.”, disse depois de cantar.

Carlos Henrique Bezerra alerta para o fato de que, " o Brasil ainda é um bebê em relação à democracia e, por isso, é preciso criar a cultura do coletivo e deixar para trás o conceito de que o direito está reservado apenas para brancos e ricos".

Para que isso ocorra, segundo o desembargador capixaba, é preciso que a legislação seja interpretada a partir dos direitos fundamentais.

“Em um caso de omissão do Legislativo, o Judiciário deve buscar uma nova saída com o material disponível naquele momento. Por isso sou contra reformas”, explica.

Para ele, o ativismo judiciário, que amplia os poderes do juiz, dá vazão para novas visões na aplicação das leis e dos direitos humanos, dispensando as constantes reformas.

C/Informações do Consultor Jurídico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!