segunda-feira, 29 de junho de 2009

TSE fecha cerco: candidato só "limpinho"

Reunidos no 24º encontro da categoria, corregedores eleitorais de todo o país aprovaram por unanimidade a "Carta de Belo Horizonte" em que apoiam projetos para garantir o princípio da moralidade no processo eleitoral, em especial, o registro de candidaturas.

Durante dois dias, discutiram temas ligados ao processo eleitoral, partidos políticos, ética, direitos políticos e revisão eleitoral. E decidiram atuar junto ao Congresso Nacional, para obter urgência na aprovação dos projetos que dependem do legislativo, como a reforma do Código Eleitoral.

Para moralizar o processo eleitoral, os corregedores centram em três matérias, de iniciativa do senador Pedro Simon (PMDB-RS):

I-Projeto de Emenda à Constituição (PEC) para alterar o § 3º do art. 14 de modo a incluir a reputação ilibada entre as condições de elegibilidade.

II-Projeto de Lei visando incluir a alínea "j", ao inciso I, do art. 1º da Lei Complementar nº 64/90, determinando a inelegibilidade de candidato que responda a processo judicial.

III- Projeto de Lei para acrescentar um parágrafo ao artigo 11 da Lei 9.504/97, exigindo idoneidade moral e reputação ilibada aos candidatos a cargo eletivo.

Os corregedores acreditam que as propostas atendem à expectativa do povo brasileiro, que aguarda a moralização do processo eleitoral.

C/Informações do TSE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!