quarta-feira, 11 de março de 2009

O verdadeiro regente

Na política orquestrada pelo governador Paulo Hartung, a influência do empresário Jônice Tristão é maior do que supõe a vã filosofia.

Bem-sucedido nos negócios, exportador de café com projeção internacional, Tristão há anos dá as cartas na vida pública do Estado e emplaca em funções estratégicas nomes de sua inteira confiança.
O caso mais recente, e emblemático, pode ser a ascensão do ex-governador e deputado estadual Élcio Álvares à presidência da Assembléia Legislativa.

A amizade entre Tristão e Élcio, de quase 50 anos, permitiu que o empresário fizesse parte da chapa do ex-governador para o Senado Federal. Em 1994, quando Élcio se licenciou para ocupar o Ministério do Turismo, Tristão, como suplente, sentiu durante 11 meses o prazer de legislar.

Mais tarde, voltou ao Senado por pouco tempo: terminava o mandato de Élcio que não se reelegera.

No Governo de Álvares, o deputado José Luiz Cláudio Correa (Arena), primo de Jônice Tristão, eleito presidente da Assembléia Legislativa para o período 1975/1977, com apoio do Palácio Anchieta, comportou-se como fiel escudeiro do governador.

Paralelamente à amizade com Élcio, o empresário cultiva também estreito relacionamento com o governador Paulo Hartung, de quem recebe manifestações públicas de apreço.

Uma delas foi a viagem de Hartung a Londres, em 2005, para assistir à cerimônia de homenagem a Jônice Tristão, indicado Personalidade do Ano pela Câmara de Comércio Brasil- Inglaterra.

Unido a Élcio por laços fraternos, e tão próximo de Hartung, seria inevitável que Tristão procurasse por fim ao longo período de hostilidade entre os dois, surgido supostamente em função de diferenças ideológicas.

Tudo leva a crer que o súbito encantamento do governador Hartung, em relação ao deputado Élcio Álvares, seja resultante da mediação feita por Jônice, um expressivo doador de campanhas políticas.

A se confirmar, o empresário certamente tirou uma lição da máxima de Ulysses Guimarães: "O poder é terrível, quem não o exerce é vítima dele".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!