sexta-feira, 23 de abril de 2010

Diretório do PSB no Espírito Santo quer Ciro candidato, diz IstoÉ


O diretório regional do PSB no Espírito Santo é a favor da candidatura de Ciro Gomes à presidência da República segundo a revista IstoÉ deste fim de semana.

Em matéria intitulada  "A base quer Ciro, a cúpula do PSB, não"  a publicação diz que "articulados com o presidente Lula, líderes do PSB disparam o tiro de misericórdia contra a candidatura de Ciro Gomes, mas consulta feita por sua equipe mostra que a maioria dos diretórios quer o partido com candidato próprio".

Segundo IstoÉ, Ciro foi informado da decisão da cúpula socialista em reunião realizada na quinta-feira 22. “A situação da candidatura ficou insustentável, Ciro. Precisamos priorizar as eleições estaduais”, disse, em tom seco, o presidente nacional do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

O encontro ocorreu na sede da Alcântara Cyclone Space e foi testemunhado pelo vice-presidente da legenda, Roberto Amaral. Um quadro relacionando supostos interesses políticos do PSB em cada Estado foi utilizado pelos dirigentes socialistas para convencer Ciro a desistir da empreitada.

A leitura do quadro levado pelos chefes do PSB indica que o partido não quer um candidato próprio à sucessão de Lula.O problema é que tudo pode não passar de mais uma manobra mal elaborada. Durante a semana passada, ISTOÉ fez consultas a todos os diretórios regionais do PSB (leia quadro na pág. 38) e, ao contrário do que os dirigentes nacionais do partido tentaram mostrar a Ciro, a maioria da militância apoia a candidatura.

Em 13 Estados, incluindo colégios eleitorais como São Paulo, Rio Grande do Sul e Ceará, os socialistas são favoráveis à candidatura de Ciro. Em outros nove Estados os militantes se declaram indecisos e em apenas cinco, incluindo Pernambuco do presidente socialista Eduardo Campos, a legenda se posicionou contra a candidatura.

Para não transmitir a impressão de que tomou uma decisão de cima para baixo, como faz parte da tradição do PSB, a cúpula socialista adotou um discurso para uma saída honrosa da disputa. Afirmou que vai consultar as bases na terça-feira 27, na reunião da Executiva Nacional, antes de oficializar o sacrifício de Ciro. Mas é pura encenação. Confira o levantamento da IstoÉ:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!