terça-feira, 26 de maio de 2009

ES perde o jurista e jornalista D'Alembert Jaccoud


Registramos nesta manhã de terça-feira, com pesar, a morte do jornalista e advogado D'Alembert Jaccoud, em Brasília, no último domingo.

Um homem de imprensa, considerado dono de um dos textos mais brilhantes do jornalismo nacional, onde se destacou, embora perseguido pela ditadura com prisões.

Ao optar pela advocacia, dedicou-se a defender os que não podiam pagar e vítimas da ditadura militar e assim ganhou notoriedade. Foi também atuante, nos últimos anos, num escritório de fama em Brasília, ao lado de Nabor Bulhões, seu sócio.

D'Alembert Jaccoud nasceu no distrito de Burarama , em 1934, mudou para Brasília e trabalhou na sucursal da Folha de S. Paulo quando foi decretado o AI-5.

Atuou no Jornal do Brasil, ainda no DF, e na revista Visão, seu último trabalho como jornalista , de onde saiu para estudar Direito.
Como advogado, trabalhou em diversas áreas jurídicas, inclusive na criminal, onde defendeu – muitas vezes gratuitamente – os que como ele eram perseguidos e humilhados pelo regime militar.

D'Alembert Jaccoud refez totalmente sua carreira profissional no direito e fundou junto com Antônio Nabor Areias Bulhões, a Jaccoub & Bulhões Advogados em Brasília.

Para um dos seus melhores amigos, o ex-ministro Sepúlveda Pertence, era um homem “ameno e um amigo fidelíssimo”. D'Alembert lutava há quatro anos contra o câncer e morreu no último domingo, deixando a esposa, Gioconda, quatro filhos e nove netos.

C/Informações do JB on line.

Um comentário:

  1. Meu tio era um homem brilhante, foi embora mais marcou os nossos corações !

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!