sexta-feira, 3 de abril de 2009

Sai a lista negra dos paraisos fiscais prometida pelo G 20

Os turistas acidentais que tratem de cobrir o leme.

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou na manhã de hoje a "lista negra" dos paraísos fiscais e dos estados não-cooperantes, em matéria fiscal, prometida pelos líderes do G 20.

São países acusados de fomentar a evasão fiscal, atraindo grandes capitais que ficam fora dos países de origem.

A " lista negra" inclui quatro nações: Uruguai, Costa Rica, Malásia e Filipinas.

A de não-cooperantes 38 países: Áustria, Andorra, Anquila, Antigua e Barbados, Aruba, Bahamas, Bahrein, Brunei, Bélgica, Belize, Bermudas, Ilhas Caiman, Chile, Ilhas Cook, República Dominicana, Gibraltar, Grenada, Libéria, Ilhas Marshall, Guatemala, Liechtenstein, Luxemburgo, Mônaco, Montserrat, Antilhas Holandesas, Niue, Panamá, Ilhas de São Cristóvão, Nevis, Santa Luzia, São Vicente e Granadina, Samoa, San Marino, Singapura, Ilhas Turcos e Caicos, Vanuatu e Ilhas Virgens.

Os dirigentes de bancos estatais e representantes políticos do Uruguai, Áustria, Luxemburgo e Suíça protestam contra a inclusão dos seus países entre os que facilitam a lavagem de dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!