quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Relatório de Hillary sobre Direitos Humanos em 2008 inclui o ES


O relatório enviado pela secretária de Estado norte -americana, Hillary Clinton, ao Congresso dos Estados Unidos, cita o Espírito Santo entre os estados incluídos na rota do turismo e exploração sexual de menores. Alerta, porém, sobre as providências adotadas através de leis que exigem a exibição de cartazes, nos estabelecimentos, anunciando as sanções aplicadas contra esses abusos.

O Espírito Santo aparece entre os que adotaram, na universidade pública - não cita nominalmente a Ufes-, a cota para afro-descendentes, na parte do relatório sobre questões raciais.

O conflito entre as tribos tupi e guarani e a Aracruz Celulose coloca a fabricante de papel em destaque no relatório enviado pela secretaria Hillary Clinton ao presidente da Câmara dos Representantes e ao Comitê de Relações Exteriores do Senado, quarta-feira, dia 25 último.

O relato é de que os indigenas invadiram o Portocel, em Aracruz, durante a disputa por 27 mil hectares de terra, com a Aracruz. Destaca-se a mediação da Funai e do Ministério da Justiça para garantir a ocupação de 11 mil hectares para 600 famílias. A informação consta da parte relacionada aos abusos contra minorias étnicas.

No Brasil, conforme a secretária, o poder central tem respeitado os direitos humanos, mas os estados ainda falham.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!