segunda-feira, 8 de junho de 2009

Maioridade penal: Comissão do Senado rejeita emenda de Malta


Relator da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Demóstenes Torres ( DEM-GO) rejeitou a emenda que trata da maioridade penal apresentada pelo senador capixaba Magno Malta (PR).

Mas decidiu acolher uma outra, de autoria de Tasso Jereissati (PSDB-CE).

Em seu voto, Demóstenes considerou a emenda de Magno Malta "extremamente aberta e, por isso, não deve prevalecer em matéria tão controversa como a maioridade penal".

Segundo o relator, nos termos em que a emenda de Magno está redigida, uma criança que tenha, por exemplo, dez anos de idade, poderá ser condenada criminalmente se vier a praticar um crime definido como hediondo.

Por outro lado, um adolescente de 17 anos que praticasse crimes como tortura, tráfico ilícito de entorpecentes e terrorismo não seria alcançado pela lei penal.

A emenda de Jereissati acrescenta parágrafo único ao artigo 228 da Constituição Federal para prever que "lei complementar poderá, excepcionalmente, desconsiderar o limite à imputabilidade, até 16 anos, definindo especificamente as condições, circunstâncias e formas de aplicação dessa exceção".

C/Informações do site do Senado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!