terça-feira, 7 de abril de 2009

A visita dos congressistas americanos por Fidel

Fidel Castro relata no Granma, órgão oficial de Cuba, a visita da delegação política dos EUA ao país. O Cáucus Negro Congressional (CBC), considerado a ala mais progressista do Partido Democrata, fundado em janeiro de 1969 por doze congressistas afro-norte-americanos.
Em 50 anos do século XX apenas quatro afro-norte-americanos foram eleitos ao Congresso.
Atualmente, o CBC tem 42 membros. A primeira delegação que visitou a ilha era presidida por Maxine Waters, em fevereiro de 1999; a segunda, em janeiro de 2000.
Membros desse grupo assumiram posições públicas e fizeram ações durante a batalha pelo retorno do menino Elián à Pátria, lembra Fidel.
Em 2000, outra delegação, presidida por James Clyburn, da Carolina do Norte, e integrada por representantes de Mississipi e Nova Iorque, recebeu a oferta de Cuba em bolsas para jovens de baixa renda, para estudos de Medicina no país. Igual proposta foi feita à ONG Pastores pela Paz, presidida pelo reverendo Lucius Walker, que enviou os primeiros estudantes para a Escola Latino-americana de Medicina (ELAM).
Diante das pressões e ações anti-cubanas da administração Bush contra as viagens e a presença em Cuba de pessoas sob a jurisdição dos EUA, o Cáucus conseguiu do Secretário de Estado, Colin Powell, licença para que os jovens continuassem estudos de Medicina em Cuba.
A delegação que visita Cuba até hoje é presidida por Barbara Lee, do Estado da Califórnia.
Os visitantes pensam que 68% da opinião pública norte-americana defende mudança de política com Cuba. Um disse que apesar da vitória de Obama, a sociedade norte-americana continua racista. Obama, para ele, representa a única oportunidade que tem a nação de avançar e deixar atrás o lastro acumulado pelos governos anteriores. E fala de reeleição.
Mas, os congressistas acham que Obama não pode ir além da liberalização das viagens e das remessas para os cubano-americanos visto que declarar o levantamento do bloqueio ou a normalização total das relações bilaterais significaria a impossibilidade de se reeleger.
A direita anti-cubana ainda tem poder suficiente para encurralá-lo, acreditam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!