quinta-feira, 9 de abril de 2009

IBGE: emprego na indústria recua 1,3% em fevereiro

Foi a quinta redução consecutiva na comparação com o mês anterior, já descontados os efeitos sazonais.
No confronto mensal (fev 09 / fev 08), houve queda de 4,2%, a maior desde 2001. No acumulado no ano, o resultado também ficou negativo (-3,4%). A indústria reduziu as horas pagas em 0,4%, em relação ao mês anterior (livre dos efeitos sazonais), quinto recuo consecutivo nessa base de comparação. O índice chegou a -5,7% comparado a fev/08, o menor da série (2001), e a -4,7% no acumulado no ano.
A folha de pagamento real voltou a crescer (1,9%) sobre o mês anterior (livre dos efeitos sazonais), após quatro resultados negativos consecutivos. Foram assinalados, ainda, avanços de 1,9%, na comparação mensal e 1,2% no acumulado no ano.


Em fevereiro, o emprego na indústria recuou 1,3% frente ao mês anterior, na série livre de influências sazonais, seu quinto resultado negativo consecutivo, levando a uma perda de 5,2% frente ao nível de outubro do ano passado. O índice de média móvel trimestral entre janeiro e fevereiro (-1,5%) acentuou o ritmo de queda observado nos meses anteriores: dezembro (-0,9%) e janeiro (-1,3%).
Em relação a fevereiro de 2008, a redução de -4,2%, terceira taxa negativa consecutiva nessa comparação, é a maior retração da série histórica, iniciada em 2001. O indicador acumulado nos dois primeiros meses do ano ficou negativo (-3,4%) e bem abaixo da marca registrada no último trimestre do ano passado (0,2%). O indicador acumulado nos últimos doze meses, em trajetória descendente desde agosto (3,0%) do ano passado, atingiu, em fevereiro, 1,0%.
No confronto com fevereiro de 2008 (-4,2%), treze dos quatorze locais e treze dos dezoito setores reduziram o contingente de trabalhadores. São Paulo (-3,6%), Minas Gerais (-5,5%) e região Norte e Centro-Oeste (-6,7%) exerceram as pressões negativas mais significativas no total do país.
C/ Informações do IBGE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!