quinta-feira, 9 de abril de 2009

Exemplar

Após 40 anos de dedicação, o empresário Antônio Ermírio de Moraes (Votorantim) transfere ao filho, Rubens, a presidência da Beneficência Portuguesa, o maior hospital privado da América Latina, cujo faturamento em 2008 foi de R$ 390,7 milhões, com superávit, embora 60% de seus clientes sejam do SUS.

O hospital, recordista em transplantes, realizou, de 1973 até hoje, mais de três mil, e foi construído a partir de 1859, por imigrantes portugueses, num gesto de gratidão ao país que os acolheu.

Em São Paulo, também os sírios e libaneses que chegaram ao Estado, assim com os judeus, construíram hospitais internacionalmente conhecidos, na medida em que constituíram os seus ricos patrimônios.

O Espírito Santo, lamentavelmente, não pode contar com os descendentes de imigrantes na área da saúde. Ricos, alguns listados entre as maiores fortunas do país, não se interessam sequer em colaborar para a manutenção dos hospitais existentes e, quando adoecem, correm para São Paulo, em busca de recursos nas instituições erguidas por outros imigrantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!