sábado, 11 de abril de 2009

Ministério da Justiça aponta Espírito Santo como líder da violência no país

O Espírito Santo e Alagoas assumem o posto de estados mais violentos do país e passam a liderar o ranking de homicídios no Brasil.

Superam, com isso, o Rio de Janeiro e Pernambuco, considerados durante anos os líderes da violência, conforme levantamento da Folha divulgado hoje, com base em dados de 2008.

Matéria das repórteres Cristina Moreno de Castro e Cíntia Acaujaba, da Agência Folha, revela que em 2005, o Ministério da Justiça, apontou Pernambuco e Rio como líderes em homicídios. Atualmente estão em terceiro e quarto lugares.

A comparação entre 2008 e 2005 mostra que a violência aumentou nos quatro Estados --mas foi maior em Alagoas e no Espírito Santo. No Rio, o índice de homicídios por 100 mil habitantes passou de 40,5 (2005) para 45,1 (2008); em Pernambuco, de 48 para 51,6. Já no Espírito Santo, o aumento foi de 37,7 para 56,6; e em Alagoas, de 37,2 para 66,2.

No levantamento em todos os Estados o Ministério da Justiça usou como critério a soma de assassinatos, latrocínios e lesões seguidas de morte, além de homicídios resultantes de confrontos com policiais.

Os dados fornecidos pelas secretarias da Segurança têm como base boletins de ocorrência -exceto Goiás, que computa os dados após a conclusão de inquéritos policiais.

Roraima tem o melhor índice (10,6 por 100 mil), acima do que a Organização Mundial da Saúde considera zona epidêmica de homicídios: a partir de dez assassinatos por 100 mil habitantes.

O levantamento inclui dados de 23 Estados e do Distrito Federal. Minas Gerais não repassou dados do último trimestre. Piauí só tinha dados da capital, Teresina. Pará e o Amapá não informaram.
C/ Informações do Folha on Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!