quinta-feira, 15 de julho de 2010

Ao sair do hospital, José Alencar diz que seu coração está ótimo após cirurgia

Demonstrando bom humor, o vice-presidente da República, José Alencar, afirmou que o coração está ótimo depois de passar por um cateterismo (exame para verificar as condições de vasos sanguíneos) no domingo.

Nesta quinta-feira, Alencar recebeu alta do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde estava internado desde o dia 7 de julho. Segundo ele, a principal artéria do coração estava 72% obstruída, o que complicou o procedimento cirúrgico. "Estou saindo do hospital. Eles [os médicos] têm as mutretas deles, me passaram até um rouge para ficar mais vermelho", disse Alencar.

Alencar, que chegou a ser cotado para disputar uma vaga no Senado por Minas Gerais este ano, disse que não está acompanhando a campanha eleitoral. "Política você tem que estar informado dos detalhes e não tive tempo de nada. Aqui [no hospital] foi uma luta o tempo todo."

Questionado sobre a sua alimentação, o vice-presidente afirmou não haverá mudanças e creditou a ela sua resistência aos tratamentos. "Ovo frito e carne de porco não fazem mal. Antigamente, não havia outra gordura que não fosse a de porco. Ninguém morria e não tinha os hospitais e os especialistas que têm hoje", disse Alencar.

Na quarta-feira, ele passaria apenas por uma sessão de quimioterapia, mas foi detectada hipertensão e ele ficou no hospital para avaliações. No sábado (10), foi diagnosticada uma isquemia (deficiência na irrigação sanguínea) cardíaca, o que estava provocando uma irrigação insuficiente em uma das paredes laterais de seu coração.

No domingo, após o cateterismo, Alencar recebeu a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

CÂNCER

Há mais de dez anos Alencar enfrenta um câncer na região abdominal. Nos últimos anos, ele passou por 15 cirurgias.

Por conta do tratamento, o vice-presidente decidiu que não concorreria às eleições em outubro, por considerar uma injustiça com os eleitores.

Alencar retomou as sessões de quimioterapia no início de setembro do ano passado, pouco depois de exames terem demonstrado que os tumores abdominais haviam voltado a crescer. Por isso, interrompeu o tratamento experimental a que se submetia nos Estados Unidos.

Naquele mesmo mês, ficou internado por três dias após apresentar níveis baixos de hemoglobina, leucócitos e plaquetas. No final de outubro de 2009, no entanto, Alencar disse que os exames haviam mostrado uma "redução substancial" dos tumores.

Em maio, Alencar ficou internado dois dias no hospital para uma série de exames. (Com a Folha Online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!