sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Benjamin Button e o curioso caso de um escritor que sumiu.


Nem todos os jornalistas do Espírito Santo tiveram, como eu, o privilégio de conviver com o mestre Cláudio Bueno Rocha (CBR).

Os irmãos Pedro e Paulo Maia de A Tribuna e A Gazeta; o psicanalista Paulo Bonates, editor da revista da Associação Médica; o crítico Amylton de Almeida, morto há 10 anos; Marcelo Rossoni, diretor do jornal Empresários; José Casado,da imprensa nacional; o cronista Wilson Deps, do Século Diário; foram alguns dos seus discípulos.

Uma das suas grandes satisfações era compartilhar com os amigos os livros de sua preferência. Numa dessas, ganhei de presente “6 Contos da Era do Jazz”, com a recomendação de atentar para o conto “Ó feiticeira ruiva”.

Gostei da sugestão.

Mas a irreverência inerente aos muito jovens, me levou a eleger “O Curioso Caso de Benjamim Button” o preferido entre os seis.

F. Scott Fitzgerald mal é lembrado nesta fase em que a superprodução hollywoodiana do seu conto disputa inúmeras indicações ao Oscar.

Certamente, se aqui estivesse- e se também vivesse CBR, que morreu na década de 70- desdenharia. Era vaidoso demais.

Aprendi mais sobre Fitzgerald lendo “Paris é uma festa”, de Hemingway, seu amigo da génération perdue, como os denominava Gertrude Stein.

Fiquei surpresa ao ver “Benjamin Button” levado às telas; e com receio do que possam ter feito com a obra de Fitzgerald. Afinal, não foi fácil digerir aquela filmagem de “O Grande Gatsby”, com Robert Redford, e agora nos ameaçam com outra.

Elegi o conto o meu gênero literário preferido. E para ser fiel, “O Fantasma de Canterville”, o mais amado entre todos. Mas, isso é Oscar Wilde. Uma história para outro post.

Agora torço para que o Brasil reedite “Seis Contos da Era do Jazz” que só se encontra nos sebos. Os novos precisam conhecer de perto essa obra de Scott cujo talento, como disse Hemingway, "era tão espontâneo como o desenho que o pó faz nas asas de uma borboleta".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!