O debate eleitoral no Twitter ganhará mais uma personagem central: Dilma Rousseff, candidata à Presidência pelo PT. É o que garante Marcelo Branco, estrategista de redes sociais para a campanha da ex-ministra desde segunda-feira (5).
Para fazer frente ao @JoseSerra_, endereço do candidato José Serra (PSDB) com mais de 180 mil seguidores, a petista vai criar uma conta pessoal e escrever seus próprios posts no Twitter, enquanto assessores cuidarão de outra conta relacionada somente à campanha, segundo Branco.
A ferramenta de microblogging, para ele, é importante para ampliar o diálogo dos candidatos com seus eleitores e até opositores, já que "traz uma aproximação maior entre eles e provoca uma comunicação horizontal em vez da antiga hierarquização". Além do perfil no Twitter, o ex-coordenador da Associação do Software Livre e ex-diretor da Campus Party Brasil explica que a estratégia de campanha ainda prevê perfis de Dilma em outras redes sociais, como Orkut e Facebook.
"O objetivo número 1 será o de agregar mais pessoas ao debate em torno da Dilma, para provocar opiniões e iniciativas espontâneas nas redes sociais", diz. Ele rejeita a possibilidade de contratar blogueiros ou tuiteiros para publicarem opiniões favoráveis à petista ou desfavoráveis aos candidatos de oposição.
Contratado pela Pepper Comunicação Interativa, Branco vai trabalhar com os americanos Scott Goodstein e Joe Rospars, responsáveis pela campanha de Barack Obama nas mídias sociais, e Andrew Paryze e Ben Self, especialistas em marketing digital da Blue State Digital. Mas a estratégia de campanha de Dilma na internet será feita pela equipe brasileira. O sistema de arrecadação online utilizado pela equipe de Obama na campanha, entre outras estratégias, no entanto, deverá ter similar na campanha de Dilma, de acordo com Branco.
C/ Portal Exame
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!